Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3311
Título: | O ambiente bilíngue : alguns comentários sobre o desenvolvimnto do bilinguismo para o surdo |
Título(s) alternativo(s): | Atualidade da educação bilíngue para surdos : processos e projetos pedagógicos. |
Autor(es): | Kyle, Jim |
Palavras-chave: | Bilinguismo Educação de Surdos |
Data do documento: | 1999 |
Editor: | Editora Mediação |
Referência: | KYLE, Jim. O ambiente bilingue: alguns comentários sobre o desenvolvimento do bilinguismo para o surdo. In: SKÜAR, Carlos (org.). Atualidade da educação bilíngue para surdos: processos e projetos pedagógicos. Porto Alegre: Editora Mediação, 1999. cap. 1. p. 15-26. |
Abstract: | Neste capítulo, Jim Kyle argumenta que o bilinguismo é a abordagem mais óbvia e vital para crianças surdas, que historicamente sofrem com o fracasso do método oral. O autor critica a visão médico-religiosa da surdez e afirma que a educação bilíngue deve começar na família, no período pré-escolar, pois a intervenção apenas na escola é tardia e limitada. A família é reconhecida como a unidade bilíngue fundamental para o desenvolvimento da criança. |
URI: | https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3311 |
ISBN: | 97885870632671 |
Aparece nas coleções: | MA - Capítulos de Livros - Educação Inclusiva |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KYLE. Cap. 1. O ambiente bilingue. p. 15-26. Acessível.doc Acesso restrito | 559,5 kB | Microsoft Word | Visualizar/Abrir | |
KYLE. Cap. 1. O ambiente bilingue. p. 15-26. Acessível.htm Acesso restrito | 156,03 kB | HTML | Visualizar/Abrir | |
KYLE. Cap. 1. O ambiente bilingue. p. 15-26. Acessível.pdf Acesso restrito | 765,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.