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https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3330
Título: | Segmental acquisition of brazilian portuguese : onset simple, complex and coda |
Autor(es): | Ceron, Marizete Ilha Simoni, Simone Nicolini de Urrutia, Gabriel Agustín Urrutia Keske-Soares, Márcia |
Palavras-chave: | Aquisição Linguagem infantil |
Data do documento: | Jan-2013 |
Editor: | Codas |
Referência: | CERON, Marizete Ilha; SIMONI, Simone Nicolini de; URRUTIA, Gabriel Agustín Urrutia; KESKE-SOARES, Márcia. Segmental acquisition of brazilianportuguese: onset simple, complex and coda. Codas, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 1-10, jan. 2013 |
Abstract: | Apresentar e analisar a curva de aquisição segmental do Português Brasileiro em onset simples, complexo e coda. Método: Participaram 857 crianças com aquisição fonológica típica, com idades entre 3:0 e 8:11, divididos em faixas etárias de 6 em 6 meses. Os participantes foram avaliados, por meio do software INFONO de avaliação fonológica. Após a análise dos resultados foram elaboradas curvas de aquisição dos Criança segmentos analisados nas diferentes estruturas (onset simples, complexo e coda). Resultados: Observou-se que, em onset simples, alguns segmentos estavam adquiridos antes dos 3:0 (plosivas, nasais e fricativas /f, v, s, z/). Os segmentos /∫/ e /l/ foram adquiridos aos 3:0, /∫/ e /x/ aos 3:6, /Á/ aos 4:0, /r/ aos 4:6; em coda, /N/ e /L/ foram adquiridos antes dos 3:0, /S/ aos 3:6 e /r/ aos 4:6; em onset complexo, as estruturas compostas por Fricativa+/r/ e Plosiva+/r/ foram adquiridas aos 5:0, Plosiva+/1/ aos 5:6 e Fricativa + /1/ aos 6:0. Conclusão: Analisar a curva de aquisição é fundamental, pois fornece referência sobre a idade de aquisição dos segmentos nas diferentes estruturas silábicas. A curva de aquisição contribui para a identificação precoce de atrasos no processo de aquisição fonológica possibilitando um encaminhamento oportuno para a intervenção fonoaudiológica. |
URI: | https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3330 |
ISSN: | 23171782 |
Aparece nas coleções: | MA - Artigo de Revista - Educação Inclusiva |
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